Risoto de Camarão

Ingredientes:

- 900 g de camarão médio, inteiro;
- 2 litros de água;
- 1 cebola média;
- 1 cenoura média, picada;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de chá de salsinha picada;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de conhaque;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 3/4 de xícara de manteiga (150 g);
- 1 xícara de vinho branco seco (240 ml);
- 2 xícaras de arroz cru (400 g) do tipo arborio ou agulhinha;

Como fazer:

Numa panela grande, adicione a água e leve ao fogo alto. Descasque os camarões, coloque as cascas na água e ferva por 20 minutos. Escorra, reserve o caldo e despreze as cascas. Corte a metade da cebola em rodelas e pique a outra metade.

Numa panela média, leve ao fogo alto 1/4 de xícara da manteiga, a cebola em rodelas, os camarões, a cenoura, a salsinha, a folha de louro e a metade do sal. Frite os camarões por cerca de 4 minutos ou até ficarem opacos. Junte o conhaque e cozinhe sem tampar até que todo o líquido tenha secado. Reserve.

Numa panela grande, aqueça o restante da manteiga e o azeite em fogo alto. Adicione a cebola picada, deixe cozinhar um pouco e junte o arroz, mexendo até começar a dourar. Junte o vinho e cozinhe sem tampar até que todo o líquido tenha evaporado. Acrescente 3 xícaras do caldo das cascas do camarão e o restante do sal, mexa e deixe cozinhar. Vá acrescentando mais caldo, aos poucos, à medida que o arroz for secando. Cozinhe até ficar macio (al dente), cerca de 25 minutos.

Retire do fogo, transfira para uma travessa, aqueça os camarões e coloque-os sobre o arroz. Sirva imediatamente.

(6 porções - 633 calorias cada).

Fonte: www.consumidorbrasil.com.br